PODERES INSUSPEITOS

(...) Um dia você acaba descobrindo que não precisa ser super-herói para se transformar no homem invisível, por exemplo. Basta silenciar, aguardar e espreitar os pequenos detalhes, os cantos meio escondidos, as atitudes ao redor, as coisas insuspeitas e as pessoas mais ou menos óbvias. Às vezes penso que, quem silencia ganha uma poção mágica, uma varinha de condão, um caldeirão fumegante ou algo do tipo. Mas, como estas coisas também são estereótipos da fantasia, assim como o são os tais superpoderes, creio que o que o se ganha mesmo ao manter o silêncio é talvez algo mais sobrenatural e poderoso que os clichês. A compreensão e o entendimento de pequenas coisas nos chegam nas situações mais inusitadas. Eu, pelo menos, não tenho nenhum superpoder tão especial assim, além de um tanto de paciência e pitada de resignação. Não sei que vantagem eu levo nisto, mas minha primeira impressão é que, pelo menos, deixo de me aborrecer com certas coisas. Ao menos com aquelas coisas que recebo sem nunca ter desejado algo parecido a quem quer que seja. Vou pensar num bordão para este anti-herói que me habita.(...)
© Marcos Gimenes Salun

Um comentário:

  1. Muito bom. Acho o exercício da invisibilidade um bocado difícil mas de suprema importância na "Sociedade do Espetáculo". Sem dúvida um super poder. Talvez o "bordão" possas encontrá-lo em "Alberto Caeiro", no "Guardador de Rebanhos", por exemplo.

    ResponderExcluir